sábado, 11 de novembro de 2017

Rizzoto de camarão


Ingredientes

·  110gr de manteiga (dividida 20gr para o camarão+30gr para iniciar o rizoto+60gr para finalizar o rizoto)
·      400 gr de camarão
·      ½ cebola pequena picada
·      1 dente de alho picado
·      ¼ pimenta dedo de moça picada (opcional)
·      150 gr de tomate picado (sem semente) - 
 .   200 gr de arroz para risotto
·      60 ml de vinho branco seco
·      2 litros de caldo de peixe ou frango
·      70 gr de queijo parmesão
·      2 colheres (sopa) de salsinha picada
·      sal e pimenta a gosto

Preparação


1. Tempere o camarão com sal e pimenta e deixe marinando por uns 10 minutos.
2. Aqueça o caldo de peixe ou frango e mantenha aquecido o tempo todo da preparação (deixe em fogo baixo para não evaporar muito).
3. Inicie fritando os camarões (lembre-se de separar uns 10 para a finalização do prato).Em uma frigideira aquecida coloque um pouco da manteiga e deixe derreter. Coloque os camarões, não tudo, apenas o suficiente para cobrir o fundo da panela. Quando ficar rosado de um lado, vire e deixe rosar do outro lado (é rápido). Não deixe cozinhar/fritar muito senão os camarões ficam "borrachudos". Coloque os camarões fritos em um papel alumínio, feche e reserve. Repita a operação até fritar todo o camarão.
4. Em uma panela de fundo grosso coloque 30gr de manteiga, adicione a cebola e o alho picados finamente e deixe suar (refogar sem dourar).
5. Acrescente a pimenta (se for usar) e os tomates picados, mexa bem e deixe refogar, mexendo ocasionalmente.
6. Quando os tomates estiverem bem refogados (desmanchando), acrescente o arroz e mexa bem para envolver com o refogado.
7. Adicione o vinho e mexa até quase secar por completo.
8. Junte cerca de 4 conchas de caldo e mexa o arroz. Lembre-se de mexer nas laterais e no centro, sempre. Quando estiver quase seco, adicione mais caldo e continue mexendo. Nesta fase é importante, mexer o arroz e ir adicionando caldo aos poucos, porque isso ajuda a libertar o amido do arroz o que o deixa cremoso (não precisa força - mexa levemente). Repita o processo quantas vezes forem necessárias até que o arroz esteja macio (tem que ir provando), vá adicionando caldo aos poucos (pode ser que não o use todo).
9. Quando o arroz estiver chegando no ponto (ficando macio), adicione os camarões fritos e o caldo que formou, mexa bem para envolver com o arroz. Desligue o fogo.
10. Adicione o parmesão, mexa bem até que esteja bem derretido.
11. Acerte sal e pimenta.
12. Adicione 60 gr de manteiga em cubos e gelada e mexa vigorosamente para incorporar no arroz, isso ajudará a deixar mais cremoso e brilhante.
13. Deixe descansar por uns ⅔ minutos (pode tampar).
14. Enquanto o rizoto descansa, frite os camarões que separamos para finalizar o prato. Numa panela quente coloque manteiga e adicione os camarões. Quando estiver rosado vire e deixe rosar do outro lado. Reserve.
15.Volte ao risoto, adicione a salsinha e mexa delicadamente.
16. Monte o prato finalizando com camarões e um pouquinho de salsinha bem picada.

Sem comentários:

Enviar um comentário