sábado, 19 de dezembro de 2015

Polvo à lagareiro


Ingredientes:

40 batatinhas novas
4 Kg de polvo congelado
1 cebola
azeite q.b.
20 dentes de alho
sal grosso


Preparação:

Arranje o polvo, lavando-o muito bem em água quente corrente e cortando-o em pedaços. De seguida, coloque-o numa panela, juntamente com uma cebola descascada, cortada grosseiramente, um pouco de sal e um generoso fio de azeite. Tape e deixe cozinhar lentamente. Pode utilizar panela de pressão que é mais rápido.
Depois de cozido, deixar arrefecer um pouco. Entretanto, esmague oito dentes de alho que deita no fundo de uma assadeira e regue-os com azeite, até cobrir todo o fundo. Dispor por cima os pedaços de polvo, devidamente escorridos da água e da cebola da cozedura, e salpique-os com os restantes dentes de alho esmagados. Regar abundantemente com azeite e levar ao forno a alourar.
Lave as batatas muito bem e coloque-as numa assadeira. Polvilhe-as prodigamente com sal grosso e leve-as ao forno, em lume alto, mais ou menos uma hora. Convém mexê-las a meio da cozedura. No final, retire-as uma a uma para cima de uma tábua de cozinha e dê-lhes um murro.
Junte-as à assadeira que tem o polvo e envolva-as no azeite e alho
Acompanhe com uma farta salada de alface, tomate e rúcula.

Sugestão: coloque as batatas no forno antes do polvo, uma vez que, por estarem cruas, demoram mais tempo a cozinhar. 

HSC

1 comentário:

  1. Ficou muito bom. E é fácil. Fica tal qual como na foto. Usei polvo da costa algarvia. Em qualquer prato de polvo é sempre uma garantia.

    ResponderEliminar