· Bacalhau da Noruega
desfiado 400 g
· Batatas 250 g
· Ovos 4
· Azeite 100 ml
· Cebolas 2
· Dentes de alho 3
· Salsa 1 molho
· Sal q.b.
· Pimenta preta q.b.
· Óleo para fritar q.b.
PREPARAÇÃO
Levamos um tacho com água e sal ao lume e colocamos as batatas a cozer.Num outro tacho levamos água a ferver, juntamos o louro e os dentes de alho e colocamos o bacalhau a escaldar. Para os pastéis não é necessário usar as postas nobres. O rabo ou as abas servem muito bem. Picamos as cebolas e também os dentes de alho e por último a salsa.
Depois de escaldado o bacalhau vamos retirar a pele e as espinhas e vamos fazê-lo em lascas. Colocamos o bacalhau no centro de um pano, fechamos e vamos amassa-lo de modo a que o bacalhau faça fios. As batatas já cozeram e vamos fazê-las em puré. Levamos um tacho ao lume, juntamos um pouco de azeite e refogamos a cebola e o dente de alho. Deixe que refogue até ficar bem loura e transparente, macia.
Juntamos o bacalhau, a batata e o refogado de cebola e a salsa. Acrescentamos agora as quatro gemas e mexemos muito bem. Batemos as claras em castelo e envolvemos as claras na mistura.Com a ajuda de duas colheres moldamos bolinhos de bacalhau.
Leve um tacho ao lume, deixe aquecer bastante e frite os pastéis de bacalhau durante cerca de 2/3 minutos. Escorra-os em papel absorvente.