domingo, 14 de fevereiro de 2016

Tortino de courgette, abóbora e tomate


Ingredientes

   300 g de abóbora
   300 g de courgette
   8 tomates cereja
   1 cebola grande
   5 Ovos
   2,5 dl de natas
   1 dl de azeite
   4 colheres (sopa) vinagre balsâmico
   1 colher (café) de pimenta preta
   Sal q.b.


Preparação

Ligue o forno a 160ºC e unte uma forma rectangular pequena com azeite. Descasque e corte a cebola em rodelas e a abóbora em cubos médios. Lave a courgette e corte-a em rodelas com 0,5 cm de espessura. 


Leve um tacho ao lume com 0,5 dl do azeite e a cebola e deixe refogar até ficar macia. Adicione depois a abóbora, deixe saltear 5 minutos, junte a courgette e deixe cozinhar mais cerca de 3 minutos. Tempere com uma pitada de sal e a pimenta preta e reserve. 


Bata as natas em chantilly. À parte, bata os ovos com o restante azeite e uma pitada de sal, adicione o vinagre balsâmico e o queijo ralado e bata mais um pouco. Junte o chantilly, envolva, adicione os vegetais salteados, envolva novamente e verta para a forma. Disponha os tomates cereja por cima, tape com uma folha de papel de alumínio e leve ao forno durante 35 minutos. 


Rejeite o papel de alumínio, polvilhe com mais um pouco de queijo parmesão e leve novamente ao forno durante mais 15 minutos ou até ficar bem cozido e douradinho. Retire, deixe arrefecer, corte em quadrados e sirva.

HSC